Níveis de Ensino

Do Berçário ao Ensino Fundamental I, a Escola CEBEC estrutura ambientes diversificados onde os alunos são inseridos e estimulados à novas descobertas e a inesquecíveis momentos de acolhida e amizade.

A CEBEC conta com uma proposta diferenciada de trabalho, PROJETOS em que os alunos  aprendem e tornam significativo o conhecimento  e  as informações  que se  apresentam  no contexto escolar. Além disso, o trabalho cooperativo é priorizado, favorecendo a interação com o conhecimento.

A CEBEC valoriza a qualidade de interação que a criança tem com as pessoas e com o ambiente, favorecendo o desenvolvimento emocional, afetivo, motor e intelectual.

Escola_Curitiba_CEBEC_13

Espaços de Aprendizagem

Sala de ciências e tecnologia, biblioteca, sala de música, cancha esportiva, espaço com animais, horta, pomar, playground, piscina infantil, brinquedoteca, entre outros.

Ensino Fundamental I

Os anos iniciais do Ensino Fundamental I visam a apropriação e ampliação das diferente linguagens que constituem o currículo escolar — (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências Naturais e Sociais, Geografia, História, Arte, Educação Física, Educação Financeira e Educação Ambiental) — como possibilidade de ser e estar no mundo, de modo reflexivo e investigativo.

Nessa etapa escolar as disciplinas visam ampliar a visão de mundo de modo reflexivo e investigativo. O currículo diversificado visa a apropriação e ampliação das diferentes linguagens. O aluno tem como desafio consolidar o papel de estudante e aprender e dominar procedimentos necessários para aprender novos conteúdos.

A estrutura curricular articula-se quanto ao:
– Desenvolvimento da autonomia física, intelectual, moral e construção da identidade;
– Desenvolvimento da observação, da interpretação e da compreensão de fatos e fenômenos da realidade;
– Desenvolvimento da capacidade comunicativa em diferentes códigos de formas pessoais e criativas de forma de expressão;
– Estabelecimento de relações com os outros, compreensão e vinculação na vida social.

Marca o começo de uma aprendizagem significativa, uma etapa em que as descobertas são constantes. Em um ambiente cooperativo, o professor planeja atividades para que as crianças possam desenvolver sua capacidade expressiva, cognitiva, motora, afetiva e social. Por meio de um novo olhar sobre os diversos ambientes da Escola, o convívio com a natureza se torna um grande aliado no processo de aprendizado.

Berçário

Um ambiente organizado para acolher os bebês priorizando o seu bem-estar físico e emocional. O brincar é a atividade cotidiana planejada para explorarem diferentes sensações, cores, formas e sons, além de ampliarem seu contato social.
A alimentação é cuidadosamente orientada e supervisionada por nutricionista.

Estímulos em ambiente seguro.
No Berçário os bebês são estimulados sempre com muita responsabilidade em um ambiente seguro, higiênico, amplo e acolhedor. As berçaristas são treinadas e experientes.
As atividades são desenvolvidas respeitando o tempo e o ritmo de cada criança para sentar, engatinhar, andar e falar. A musicalização faz parte da programação de atividades do berçário que prioriza estimular a possibilidade de desenvolver a comunicação e a expressão por meio das diferentes linguagens.
Quando começam a andar com maior firmeza, a rotina é marcada por uma maior diversidade de atividades, desenho, pintura, modelagem, rodas de história, de música e brincadeiras diversas como teatro e jogos de faz de conta. A interação social e com o meio ambiente se torna mais intensa e passa a ser uma importante estratégia para promover a aprendizagem.

Contraturno

Atividades organizadas no período da manhã para o desenvolvimento do bem-estar físico, afetivo, social e intelectual do aluno.
As novas aprendizagens acontecem através de projetos artísticos e culturais. O Contraturno pauta suas atividades na relação com a preservação da natureza e o meio ambiente.

Para alunos do ensino fundamental oferecemos pelo período da manhã acompanhamento das atividades escolares (como pesquisas, reforço e tarefas escolares).
A alimentação dos alunos oferecida no período integral é cuidadosamente preparada, o cardápio é balanceado. As verduras são colhidas frescas da horta da escola.